Prêmio Medalha Bronze - PGQP

29/07/2012 09:33

   
 
 
   
 



18/07/2012

PGQP premia boas práticas de gestão
Homenagens especiais dos 20 anos na cerimônia do Oscar da Qualidade

No maior encontro mundial na área da Qualidade, o PGQP premiou 81 organizações que se destacam na busca pela excelência em gestão e resultados em inovação com o 17º Prêmio Qualidade RS e o 2º Prêmio Inovação. A solenidade festiva de entrega das distinções ocorreu durante a programação do 13º Congresso Internacional da Gestão do PGQP, realizado na Fiergs, em Porto Alegre. Na oportunidade, também foram homenageados aqueles que contribuem para a trajetória do PGQP, que já se tornou um patrimônio dos gaúchos. Marcaram presença, autoridades políticas e lideranças empresariais.

A noite de terça-feira (17) foi de grande comemoração para 81 organizações gaúchas vencedoras na 17ª edição do Prêmio Qualidade RS e destaques no 2º Prêmio Inovação, promovidos pelo Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP). A solenidade de entrega das distinções, realizada no Pavilhão de Eventos da Fiergs, em Porto Alegre, contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o secretário executivo da Câmara de Políticas de Gestão, Desempenho e Competitividade da presidência da República, Cláudio Gastal, o secretário de Estado da Fazenda, Odir Tonollier – representando o governador Tarso Genro –, o representante da Assembleia Legislativa do RS, deputado Márcio Biolchi, o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, o presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereador Mauro Zacher, a representante do Tribunal de Justiça do Estado, em exercício, juíza Rosane Bordasch, o presidente do Sistema Fiergs, Heitor José Muller, o presidente do Sistema Fecomércio, Zildo De Marchi, o superintendente da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), Jairo Martins, o diretor-presidente do Movimento Brasil Competitivo (MBC), Erik Camarano, e o presidente em exercício da Federasul, Ery Bernardes. O evento é maior encontro mundial na área da gestão da Qualidade e, juntamente com o 13º Congresso Internacional da Gestão, reuniu aproximadamente 8 mil pessoas durante os dois dias de realização.

A solenidade também marcou os 20 anos de atuação do PGQP na promoção da competitividade sustentável para melhoria da qualidade de vida das pessoas através da busca da excelência em gestão. Na abertura da cerimônia, o presidente do Conselho Diretor do PGQP, Ricardo Felizzola, destacou que as empresas agraciadas são um modelo a ser seguido. “Vocês que estão aqui são o capital humano que está transformando as empresas e dando uma chance ao Estado ser o melhor lugar do mundo para se viver, com a melhor qualidade de vida. Vocês são um exemplo e, desta forma, continuaremos a fazer cada vez mais por um mundo realmente sustentável”, afirmou.

Muitas homenagens aconteceram durante a premiação, entre as quais o reconhecimento com a Medalha Visionários para Pioneiros, Presidentes de Conselhos e Técnicos, que foram idealizadores do Programa e são líderes da Qualidade RS. Entre os agraciados, Jorge Gerdau Johannpeter, que destacou o momento extraordinário para o Programa. “Graças à capacidade e espaço dessa comunidade, construímos o melhor Programa do mundo, com uma missão social importante e, essencialmente, preocupação com a pequena empresa. Não imaginávamos conquistar essa posição, essa mobilização. Hoje, a Qualidade está na cultura dos gaúchos”, avaliou. Também foram entregues Diplomas para homenageados nas categorias Missão Vitoriosa e Conhecimento.

Outro destaque foi a homenagem à pessoa física que, a partir deste ano, passa a se chamar Medalha Jorge Gerdau Johannpeter. A distinção foi entregue ao presidente do Conselho de Administração do Grupo RBS, Nelson Sirotsky, pela sua relevante contribuição para o desenvolvimento da Qualidade no Rio Grande do Sul. “Na minha vida profissional, sempre acreditei que diferenciação se faz em três pilares: planejamento, inovação e qualidade, e o PGQP é a síntese disto”, agradeceu o executivo. Ainda receberam reconhecimento os voluntários que participaram da avaliação das empresas, os juízes e relatores do Prêmio, funcionários da entidade, os comitês regionais e setoriais que mais se destacaram junto ao Programa e os comunicadores e lideranças de veículos difusores da Qualidade na mídia.

Este ano, duas empresas foram agraciadas com o Troféu Diamante: Rio Grande Energia S.A e Master Sistemas Automotivos Ltda. O presidente da RGE, Luis Henrique Ferreira Pinto, destacou o compromisso da organização e dos colaboradores com a excelência em gestão. “Trabalhamos comprometidos com os nossos clientes e com o desenvolvimento do RS. Com os ensinamentos do PGQP, conseguimos ter uma trajetória coroada com o Troféu Diamante, o que nos orgulha muito”. O diretor corporativo da Master, Alexandre Gazzi, recebeu a distinção e salientou: “Há 20 anos alguém acreditou e hoje estamos aqui, no templo da Qualidade e produtividade. As empresas Randon já conquistaram dezenas de troféus, acreditamos que é possível, que funciona e, realmente, dá certo”.

O Troféu Ouro foi entregue a quatro organizações: Senac Lajeado, Senac Santa Cruz do Sul, Sesc Camaquã e Sirtec Sistemas Elétricos Ltda. A diretora do Senac Lajeado, Etiene Leandro Azambuja, disse que evoluir não é fácil. “O aprimoramento é uma tarefa possível e a Qualidade mostra isso”. A diretora do Senac Santa Cruz do Sul, Viviane Bertholdi comentou feliz: “Acreditamos nesse sonho e trabalhamos muito”. Na sua vez, o gerente da unidade operacional do Sesc Camaquã, Daniel Sperb, ressaltou a dedicação do grupo: “Fomos muito empenhados e nos dedicamos. Sentimos orgulho de representar o Sistema Fecomércio na cidade”. Já o diretor do Sirtec, Darci Roberto Schneid, evidenciou o PGQP: “O PGQP oferece isso ao Estado e nos dá a oportunidade de melhorar a cada dia”. Receberam Troféu Prata 9 organizações, Troféu Bronze 41 e Medalha de Bronze 23.

O 2º Prêmio Inovação PGQP teve dois Destaques nas Dimensões Liderança e Estratégia. O diretor de Pesquisa e Desenvolvimento, Fernando Trein, recebeu a distinção pela Altus Sistemas de Informática S.A, e a primeira-dama de Canoas, Thais Pena, recebeu o reconhecimento pela Prefeitura Municipal de Canoas.

O Prêmio Qualidade RS abrange a avaliação da gestão das organizações em oito critérios: Liderança, Estratégias e Planos, Clientes, Sociedade, Informações e Conhecimento, Pessoas, Processos e Resultados. Para concorrer ao Prêmio, as interessadas precisam ter adesão ao PGQP e é recomendado participar das três etapas do Sistema de Avaliação: treinamento, auto-avaliação e avaliação externa, além de elaborar o relatório da gestão e receber a visita de uma dupla de examinadores e julgamento de uma comissão de juizes. O Prêmio Inovação PGQP é uma iniciativa que avalia as candidatas por meio de um instrumento que é pioneiro dentre os programas de Qualidade no País e foi criado para estimular o desenvolvimento de processos inovadores na gestão: o Sistema de Avaliação da Gestão e Resultados da Inovação (SAGRI). 

SOBRE O PGQP

O Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP) está completando 20 anos de atuação pela promoção da competitividade sustentável para melhoria da qualidade de vida das pessoas através da busca da excelência em gestão. Criado em 1992, o PGQP tem como presidente do Conselho Superior Jorge Gerdau Johannpeter e do Conselho Diretor Ricardo Felizzola. Considerado referência internacional, por sua disseminação e capacidade de mobilização, o PGQP soma mais de 1,3 milhão de pessoas envolvidas, com adesão de mais de 9,7 mil organizações associadas e uma rede de 80 comitês setoriais e regionais, permeando o estado do Rio Grande do Sul e diversos setores da economia gaúcha, com a capacitação de mais de 250 mil pessoas nos fundamentos da qualidade.  

- CLIQUE AQUI PARA ACESSAR AS LISTAS DAS VENCEDORAS E DESTAQUES NOS PRÊMIOS QUALIDADE RS E INOVAÇÃO.

Fonte: Imprensa PGQP
Autor: Enfato
Revisão e Edição: de responsabilidade da fonte

 

Voltar

   

 

© Copyright 2014, Rota Sistemas de Segurança

São Borja - RS